Resumos

Temas de Pesquisa

Investigação qualitativa sobre as contribuições musicoterápicas no acompanhamento pré-natal.
Autoras: Fabrícia Santos Santana e Eliamar Aparecida  de Barros Fleury e Ferreira

Sinopse: O artigo em questão surgiu como resultado do estudo qualitativo da assistência pré-natal, voltando-se para o Sistema Único de Saúde e as suas propostas, culminando em torno das contribuições da Música e Musicoterapia na gestação.
veja resumo e curriculo

Proposta de um quadro referencial audiomusicoverbal do desenvolvimento neuropsicomotor da criança de 0 a 5 anos para a prática musicoterapeutica.
Autora: Nydia do Rego Monteiro.

Sinopse: Objetivou-se elaborar um instrumento prático de referência ao desenvolvimento neuropsicomotor com ênfase no audiomusicoverbal para a utilização do musicoterapeuta e educador musical. A aplicação pode ser feita em crianças com atraso no desenvolvimento global em tratamento terapêutico ou na educação.
veja resumo e curriculo

A psicologia sócio-histórica como fundamentação no atendimento de musicoterapia a adolescentes.
Autores: Hermes Soares dos Santos; Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira e Claudia Regina de Oliveira Zanini.

Sinopse: Pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado em Música, na qual um grupo de adolescentes, em processo musicoterápico, construiu significados e sentidos a partir da música. Esses significados e sentidos foram compreendidos a partir da fundamentação teórica em Musicoterapia e Psicologia Sócio-Histórica.
veja resumo e curriculo

Canções religiosas e o tratamento de pacientes com insuficiência renal crônica sob hemodiálise: Experiências musicoterapêuticas considerando a dimensão espiritual.
Autores: Thâmile F. Vidiz; Claudia Regina O. Zanini; Ângela Alessandri M. de Castro; Marcela Emília C. de Siqueira.

Sinopse: Pesquisa de conclusão do curso de graduação em Musicoterapia na Universidade Federal de Goiás, com metodologia qualitativa. O principal objetivo foi investigar a influência das canções religiosas no tratamento de pacientes com doença renal crônica, durante a hemodiálise, focalizando a dimensão espiritual.
veja resumo e curriculo


Pesquisas Bibliográficas, Revisões Sistemáticas e Resenhas.

Banco de Dados Brasileiro sobre Musicoterapia com Crianças.
Autores: Renato Tocantins Sampaio , Ana Cristina Parente Sampaio e Lia Rejane Mendes Barcellos.

Sinopse: Esta pesquisa bibliográfica, em andamento, propõe criar um banco de dados sobre publicações em língua portuguesa de musicoterapeuta brasileiros a respeito de trabalhos teóricos e/ou práticos com crianças. Quando concluído, os resultados serão disponibilizados na internet para fácil acesso.
veja resumo e curriculo

A musicoterapia como um instrumento da enfermagem: uma pesquisa bibliográfica.
Autores: Gunnar Glauco De Cunto Taets e Lia Rejane Mendes Barcellos

Sinopse: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo fazer um diagnóstico do Estado da Arte da utilização da “musicoterapia” por profissionais da enfermagem e discute ‘como’ a música é empregada na prática de cuidar destes profissionais.
veja resumo e curriculo

A Música no seu Cérebro: A Ciência de uma Obsessão Humana, livro de Daniel Levitin (2010) – Resenha.
Autor: Leonardo Campos Mendes da Cunha.

Sinopse: Esta resenha sobre a “A Música no seu Cérebro”, de Levitin (Civilização Brasileira, 2010), traça uma intertextualidade com as neurociências musicais, enfatizando conceitos de interesse ao campo de pesquisa da musicoterapia e utilizando ferramentas on-line de compartilhamento de dados bibliográficos.
veja resumo e curriculo

MUSICOTERAPIA E COMA: da Revisão Sistemática do Tema a Elaboração do Projeto de Pesquisa “Mixed Methods” (Quanti-Quali).
Autor: André Brandalise.

Sinopse: O trabalho apresenta a Revisão Sistemática do tema “aplicação da música ao sujeito em estado comatoso”, uma das técnicas de revisão utilizada no PhD em Musicoterapia da Temple University. A partir desta investigação, são discutidas perspectivas presente e futura sobre o tema.
veja resumo e curriculo


Reflexões sobre a prática, Temas Teóricos, Epistemologia

O que fazem(os) com os resultados de nossas pesquisas?
Autor: Lia Rejane Mendes Barcellos

Sinopse: Este trabalho pretende levantar questões que preocupam os pesquisadores da área. Dentre estas podem ser apontadas: como são divulgados, democratizados e utilizados os  resultados das pesquisas feitas no Brasil? Como estes resultados podem ajudar no desenvolvimento da musicoterapia brasileira?
veja resumo e curriculo

Evidências dos efeitos da musicoterapia no sistema imunológico humano.
Autores: Gustavo Schulz Gattino; Julia Medeiros Sorrentino; Tamara da Silva Vaccaro; Carmem Gottfried.

Sinopse: A musicoterapia tem mostrado alguns benefícios para o sistema imunológico em aspectos como o aumento de células de defesa do organismo (leucócitos e células killer, por exemplo). Entretanto, estes estudos ainda são pouco divulgados. Espera-se que o esclarecimento sobre este tema auxilie os musicoterapeutas a compreenderem os efeitos do tratamento musicoterapêutico sobre outra perspectiva
veja resumo e curriculo

Musicoterapia, a prática clínica vista sob a ótica da neurociência.
Autora: Nydia do Rego Monteiro.

Sinopse: Este trabalho visa fundamentar a prática clínica através de pesquisas neurocientíficas sobre o cérebro e a música. Tal objetivo será exposto através de uma experiência prática de atuação profissional musicoterapêutica com Transtorno Invasivo de Desenvolvimento em parceria com médicos neurologistas.
veja resumo e curriculo

Musicoterapia e Ciências Cognitivas: possíveis relações entre os processos de pensamento e os processos musicais.
Autora: Clara Márcia de Freitas Piazzetta.

Sinopse: Apresentação dos resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica no âmbito das Ciências Cognitivas (mente corporificada) sobre as relações entre os processos de pensamento e os processos musicais. As bases de estudos estão na cognição musical, musicoterapia e filosófica da música.
veja resumo e curriculo

A contribuição das irmandades religiosas para a re-criação da musicalidade Afro-Brasileira – sentidos e significados na prática comunitária da musicoterapia.
Autora: Maria da Conceição de Matos Peixoto.

Sinopse: Este estudo investiga a função sócio-cultural dos gêneros tradicionais como a capoeira, a congada, o jongo e o samba de roda, pois eles oferecem ao musicoterapeuta a oportunidade de exercer intervenções psicossociais na prática clínica, institucional ou  comunitária.
veja resumo e curriculo

A Construção Musicoterapêutica Integrada: uma proposta epistemológica e interventiva em Musicoterapia na Educação.
Autora: Sandra Rocha do Nascimento

Sinopse: Verificando uma lacuna nas investigações musicoterápicas referente à aplicabilidade na educação regular com indivíduos normativos, propomos a pesquisa-ação integral, sustentada na fenomenologia merleau-pontiana, como proposta metodológica-interventiva dentro do contexto escolar, atuando multidirecionalmente e levando à configuração da Construção Musicoterapêutica Integrada.
veja resumo e curriculo

Há sentido em falar de significação na música?
Autora: Carine Ávila.

Sinopse: O que se dizer sobre significação na música? Qual o seu papel na constituição do ser humano? Três autores são expostos e articulados nestas questões: Zuckerkandl, Nietzsche e Langer. Eles nos ajudam a clarificar questões conceituais e tornam possível o pensar na música como elemento constitutivo do ser humano.
veja resumo e curriculo

Fundamentos sobre Validade para o Campo Musicoterapêutico
Autores: Gustavo Gattino (RS), Fábio Walter (RS) e Lavínia Faccini (RS).



Pôsteres

Musicoterapia no pré-parto: contribuindo para a humanização em uma maternidade pública.
Autores: Sara Marques Melo Sousa, Claudia Regina de Oliveira Zanini, Luiz Carlos Pinheiro, Thayná Lourenço Mendes Bueno.

Sinopse: Esta pesquisa propõe investigar os efeitos da utilização da musicoterapia durante o pré-parto humanizado numa instituição pública de saúde. Trata-se de um projeto em andamento, visando a finalização do curso de graduação em Musicoterapia na Universidade Federal de Goiás.
veja resumo e curriculo

Musicoterapia e Psicose: Estudo de caso sobre as contribuições da linguagem musical no discurso e laços sociais de um esquizofrênico.
Autoras: Fabiane Noleto Siqueira e Fernanda Valentin.

Sinopse: Propõe apresentar um projeto que objetiva investigar, por meio de um estudo de caso, como a Musicoterapia pode contribuir no processo do discurso e laços sociais de um esquizofrênico, considerando a linguagem musical, estabelecendo interfaces entre Musicoterapia e Psicanálise.
veja resumo e curriculo

As Cores do Som: relações entre cores e notas musicais para uma possível intervenção clínica com deficientes auditivos.
Autor: Igor Ortega Rodrigues.

Sinopse: Estudo das diversas relações entre notas musicais e cores, incluindo o fenômeno da sinestesia. Destaca o trabalho de Yara Caznok sobre música e imagem e de Celso Wilmer sobre partituras coloridas para ajudar no aprendizado de leitura da partitura convencional.
veja resumo e curriculo

A aplicação de experiências musicais musicoterapêuticas no processo de seleção de pessoal.
Autores: Melina Helena Massarani e Thâmile Ferreira Vidiz.

Sinopse: Trata-se de uma pesquisa que será desenvolvida durante o ano de 2010, envolvendo duas grandes áreas: Musicoterapia e Recursos Humanos, a qual prevê a realização de experiências musicais musicoterapêuticas em uma das fases do processo de Seleção de Pessoal.
veja resumo e curriculo

Estudo e aplicação do perfil psicomusical e a personalidade em universitários: reflexões sobre a realidade brasileira.
Autora:  Renata Fontes dos Santos.

Sinopse: Trata-se de uma pesquisa que pretende investigar sobre o Estudo do Perfil Psicomusical e a Personalidade desenvolvido por Verdeau-Paillès, por meio da aplicação da bateria de testes em estudantes universitários normativos vinculados a Universidade Federal de Goiás.
veja resumo e curriculo

Vivências Musicais na área hospitalar: uma abordagem em educação musical sob a perspectiva humanista.
Autora: Bárbara Trelha Oliveira.

Sinopse: Este trabalho busca compreender, sob a perspectiva humanista, as vivências musicais de crianças internadas. Atividades de musicalização foram desenvolvidas nas brinquedotecas de um hospital infantil por alunos de Educação Musical, estabelecendo interfaces entre teorias humanistas, educação musical e musicoterapia.
veja resumo e curriculo

A musicoterapia como um espaço para elaboração de lutos e fortalecimento da resiliência.
Autora: Natália Elisa Magalhães.

Sinopse: As perdas durante a vida são inevitáveis. Torna-se necessário aprender lidar com elas e encontrar estratégias para conseguir realizar o trabalho de luto. Em Musicoterapia, podemos criar um importante espaço para a auto-expressão, facilitando o processo de elaboração do luto.
veja resumo e curriculo

Morte e Espiritualidade na Velhice.
Autoras: Roberta Soares de Barros Florencio e Flavia de Barros Nogueira.

Sinopse: Neste trabalho pretende-se, a partir de pesquisa bibliográfica, indicar as relações entre espiritualidade e morte no processo de envelhecimento, assim como apresentar o potencial terapêutico da música e as possíveis intervenções musicoterapêuticas.
veja resumo e curriculo

Cores, Sons, Self: uma proposta arteterapêutica para o “Projeto Incluir” da Associação Baiana de Pessoas com Deficiência.
Autora: Diana Santiago.

Sinopse: Este artigo apresenta intervenção em arteterapia realizada no “Projeto Incluir” (Associação Baiana de Pessoas com Deficiência) no primeiro semestre de 2010, como estágio para Especialização em Arteterapia no Instituto Junguiano da Bahia. Destacam-se as intervenções com técnicas terapêuticas em música.
veja resumo e curriculo

Roda de Tambores na Musicoterapia.
Autor: Paulo Roberto Suzuki.

Sinopse: Trata-se de um ensaio teórico que apresenta a Roda de Tambores Comunitária sistematizada por Arthur Hull, seus benefícios terapêuticos e uma análise com base no eixo teórico da musicoterapia usando Benenzon e Bruscia.
veja resumo e curriculo

Tocar sem Tocar: o Theremin-MIDI e suas possibilidades na musicoterapia.
Autor: Paulo Roberto Suzuki.

Sinopse: Investigação sobre o Theremin MIDI, instrumento musical MIDI que proporciona, potencialmente, uma nova dinâmica e fazer musical à musicoterapia, articulando planos físicos, psíquicos e emocionais. Oferece boa acessibilidade, flexibilidade e adaptabilidade para explorações sonoro-musicais em intervenções musicoterapêuticas.
(Pôster com demonstração).
veja resumo e curriculo